Novidades

A infertilidade masculina e feminina

No Brasil, a infertilidade atinge de 8% a 15% da população em idade reprodutiva. Os fatores masculinos e femininos contribuem na mesma proporção para isso ocorrer, apesar dos homens sempre acreditarem que o problema não está com eles.

Para descobrir a origem da dificuldade de conceber um bebê, o casal precisa passar por avaliações médicas específicas. Entre as mulheres, as principais causas da infertilidade estão ligadas a desordens ovarianas, tubárias, uterinas, cervicais, imunológicas e pela endometriose, além da genética.

Entre os homens, a principal causa da infertilidade é a varicocele, responsável por cerca de 42% dos casos. São varizes do cordão espermático que geralmente se iniciam na adolescência e afetam o número e a movimentação dos espermatozoides.

Seu efeito é progressivo, ou seja, quanto mais o paciente demorar para iniciar o tratamento – que neste caso é cirúrgico -, maior será o prejuízo para a qualidade do sêmen.

“O mais importante é o homem reconhecer que a causa da infertilidade também pode ser dele e fazer os exames necessários junto com sua esposa”, orienta o urologista Aguinaldo Nardi, diretor do Fertility – Centro de Fertilização Assistida de Bauru.