Novidades

Infertilidade feminina: você conhece as causas?

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 15% dos casais tem problemas de infertilidade. Sabe-se também que destes, 40% dos casos de infertilidade são da mulher, 40% do homem e 20% de ambos.

Pesquisas recentes demonstram que hábitos de vida são tão determinantes na fertilidade do casal, quanto fatores de saúde.
Idade, peso, nutrição, atividade física, trabalho, estresse, tabagismo, uso de álcool, uso de cafeína, drogas ilícitas interferem na fertilidade.

Além disso, existem fatores de saúde que são as principais causas da infertilidade feminina:

– Endometriose
A endometriose é a presença de endométrio (camada que reveste a parte interna do útero) em órgãos como trompas, ovários, intestinos e bexiga.
No Brasil, cerca de 6 milhões de mulheres tem endometriose. Apesar de ainda não ter a causa bem definida, já se sabe que a endometriose é uma das principais causas de infertilidade por acometimento das trompas, responsável por conduzir o óvulo ao útero, além de poder se associar a alterações hormonais e imunológicas que dificultariam a gestação

– Síndrome dos ovários policísticos
É um distúrbio causado por alterações hormonais e atinge cerca de 7% das brasileiras.
Nesta síndrome, há uma produção aumentada de hormônios masculinos, como por exemplo a testosterona, o que faz com que haja alterações na ovulação, na estrutura do ovário e consequentemente no ciclo menstrual, o que causa a infertilidade

– Doenças Sexualmente Transmissíveis
As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) causam inflamação do útero e/ou trompas de Falópio causando obstrução das mesmas. Desta forma, há uma obstrução que impede o encontro do óvulo com o espermatozoide, dificultando a gravidez.

– Miomas
Mioma é a doença benigna uterina mais comum nas mulheres em idade reprodutiva. Estima-se que 50% das mulheres neste período podem apresentar miomas uterinos.
Como fator isolado, é responsável por apenas 4% das causas de infertilidade. O comprometimento da fertilidade está relacionado com o seu tamanho e sua localização. Miomas que estão localizados no endométrio, local de implantação do embrião, podem comprometer a fertilidade e devem ser operados.

– Ansiedade e Estresse
Apesar de não serem sintomas específicos da infertilidade, ambos são fatores comuns nos casos femininos de infertilidade.
Estas condições podem afetar o funcionamento do hipotálamo e da hipófise, responsáveis por produzir e armazenar hormônios importantes para a ovulação. Quanto mais ansiedade e estresse, maior a dificuldade de engravidar.

Lembre-se:
Você não precisa querer engravidar para cuidar de sua saúde! Procure um ginecologista, faça exames preventivos.

A Clínica Fertility Bauru é especializada em reprodução assistida e está preparada para prestar todo o apoio e acompanhamento durante o processo.
Agende uma consulta com um dos nossos especialistas. Nosso telefone: (14) 3224 -2544

*as informações publicadas aqui não substituem a consulta com um médico.